SMF - Desmistificando Medições de Fronteira

Autor: Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia e Engenheiro Eletricista Frank Toshioka

1/21/20232 min read

SMF - Desmistificando Medições de Fronteira

Curitiba, 27 de novembro de 2021

Autor: Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia e Engenheiro Eletricista Frank Toshioka

O Sistema de Medição para Faturamento (SMF) é essencial da operação de agentes do setor elétrico, responsável por realizar as medições de geração e consumo do agente para que esses dados possam ser utilizados nos processos de contabilização da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A instalação do Sistema de Medição para Faturamento (SMF) é estabelecida pelos submódulos 2.14 – “Requisitos mínimos para Sistemas de Medição para Faturamento” e 7.11 – “Implantação do Sistema de Medição para Faturamento dos Procedimentos de Rede”, aprovados pela Resolução Normativa nº 903 de 2020 (ANEEL, 2016).

Para medir os montantes de energia, os medidores do SMF são conectados ao Sistema de Coleta de Dados de Energia – SCDE, que é o sistema da CCEE responsável pela coleta diária e pelo tratamento dos dados de medição. O sistema possibilita a realização de inspeções lógicas com acesso direto aos medidores, proporcionando maior confiabilidade dos dados medidos. Existem alguns tipos de coletas como a coleta passiva, a coleta ativa e a Plataforma de Integração.

Os dados de medição são coletados pelo SCDE por ponto de medição e por período de coleta (intervalos de 5 minutos), tanto para medição de energia ativa (kWh) quanto para energia reativa (kVArh). Em ambos os casos são tratados os canais de consumo e geração. Esses dados são então integralizados em períodos de uma hora, para se tornarem compatíveis com o período de comercialização realizado na CCEE.

No caso das Distribuidoras, como Agentes de Medições, tem-se sob sua Gestão pontos de rede básica (referenciados à tensão de 230 kV), sendo normalmente medidos nas tensões de 138 e 69 kV e também os pontos dos consumidores livres. As maiores cargas são formadas pelos primeiros.

A Gestão das medições de faturamento é uma atividade envolvendo bastante Data Mining e análises complexas. Na Obra "A Produção do Conhecimento na Engenharia Elétrica", publicado em 2019 pela Atena Editora, é abordado um pouco sobre o assunto no capítulo 9. Com o aumento da quantidade de medidores de faturamento da Copel Distribuição, a capacidade atual de análises dos dados de origem (Hemera, sistema coletor de medições de fronteira da Copel Distribuição) e os dados finais do SCDE (Sistema de Coleta de Dados de Energia Elétrica da CCEE) e a continuidade dos mesmos prazos vigentes para análises e envio de ajustes de medições junto à mesma entidade, surgem desafios frente aos riscos e problemas ao processo.

O medidor de energia elétrica é o componente mais importante para as empresas fornecedoras de eletricidade, pois ele desempenha um papel fundamental na geração de receita para essas entidades.